segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quem sou EU!

                                                   
                                                     Nome: Evair Pereira de Sousa
Idade: 20anos
Contador de Histórias, Poeta, Bailarino Clássico
Formado em Contação de histórias pela Professora e Mestra: Carmelina de Toledo Piza


Evair Pereira de Sousa – 23/06/2012


Garoto Polivalente
Evair Sousa

Dezenove anos atrás nasceu um sonhador, e, a cultura resolveu se instalar e se difundir nele e através dele.
Muitas pessoas o chamam de: “Garoto Polivalente”, que é o mesmo que dizer: garoto que: pula, dança, interpreta, ajuda ao próximo faz a vida ser completa e cheia de felicidade, canta, faz poesia e também envereda pelos caminhos do contador de histórias.
Sonhador de idéias grandiosas pensa em criar o maravilhoso para os olhos do seu publico.
Ao som de uma boa música, se faz bailarino do imaginário, e, entre piruetas descobre um novo mundo melhor pra se viver.
Tristeza, ah!, Também acontece no seu dia a dia, mas, ele não a repassa para quem esta ao seu redor... Várias pessoas perguntam: “como você consegue manter esse sorriso no rosto todos os dias? Você nunca fica triste? Nunca esta bravo?
E, eu, este “Garoto Alegre” agora respondo sem pestanejar: “A tristeza a raiva nunca devem ser passadas para nenhum ser humano, pois ninguém as merece!” pois nós mesmo devemos enfrentar nossos espinhos enredos sem transmitir para quem esta ao nosso lado.
Com a maioridade, chega à independência e certa cobrança:
“Agora vai ter de ser cidadão!
Não que eu não fosse, mas, com 18 anos vou começar a ser mesmo de verdade!
Explorando a vida para um trabalho melhor para ter uma vida mais digna lutando pelos os meus direitos e pelos direitos do meu próximo.
E, a vida segue em frente repleta de musicas, arte e muita cultura. Para compor e fazer crescer ainda mais a minha personalidade ainda jovem, mas que deixa de ser garoto para aumentar o seu “ser polivalente” na vida.


                                        Um pouco de meu Polivalentismo – 2010/2011/2012

·         Como tudo começou – Curso 1:

Minha primeira experiência com a contação de histórias foi no ano de 2010 onde pude conhecer e me apaixonar ainda mais por essa arte milenar que encanta crianças de 0 á 150 anos.
E isso só pode acontecer pelo Projeto: Passa Balaio trançados de sonhos, escrito pela Professora, Escritora e Contadora de Histórias Carmelina de Toledo Piza, foram 10 encontros rápidos, mas descobrimos juntos com arte terapia o nosso encantador contador de histórias dentro de nós.
Eramos 15 alunos - voluntários da Casa do Amor Fraterno ONG que trabalha com crianças de um bairro de periférico da cidade de Piracicaba onde foi escolhida para ser beneficiada pelo projeto para a capacitação de novos contadores de histórias.

·         Oficina Histórias ao pé do ouvido
  
·         Curso 2 – Especialização

O tempo passou e tive a oportunidade de me especializar agora com um tempo maior na carga horária e nos encontros do curso e com uma roupagem diferente de histórias e no decorrer deste curso conhecemos um pouco mais sobre a contação de histórias como trabalharmos a escrita de cada história, como narra la e desenvolver a entonação de nossa voz, como entender as histórias e como transmiti las para as pessoas que nos ouvem.
E esse trabalho durou 3 meses de muito aprendizado, dedicação e muita alegria e união do grupo e da turma.


Um pouco do que era trabalhado durante o curso – Fev/Mar/ Abril 2011



·         Formatura

Final de curso e chegou a hora de mostrar para os familiares e amigos o que nos foi ensinado com carinho e dedicação... Quem nos recebeu de braços abertos foi a Biblioteca Municipal de Piracicaba que nos cedeu o espaço do seu Anfiteatro para a nossa noite planejada em formato de um sarau recheado de histórias preparadas por cada grupo.


                                        Os grupos apresentando suas histórias – Abril 2011


E assim terminamos um ciclo de experiência e para fecha lo ganhei de presente um Kit para sair por ai a fora contando histórias e trançando sonhos.
E nesse Kit vieram 10 livros infantis uma colcha de retalhos e um livro base para o contador de histórias tudo dentro de um balaio que foi trançado com muitas mais muitas histórias.


                               Carmelina e Eu na entrega do Kit Contador de Histórias – Abril 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário